Entrar | Cadastre-se

Olá, Bem Vindo!

Produtos

Orquídea Vanda: Tudo sobre essa maravilhosa orquídea aérea

Compartilhe com os amigos:

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Email

Orquídea Vanda: Tudo sobre essa maravilhosa orquídea aérea

Orquídea Vanda: Orquídeas super exóticas e de cultivo diferente, mas muito simples.

1- Introdução: Em nosso artigo vamos aprender tudo sobre a orquídea Vanda, Sua origem, algumas cores famosas, e o principal, o cultivo para ter lindas flores de orquídea em sua casa.

As Vandas são orquídeas nativas da Ásia, sendo muito comuns na Tailândia, essas lindas orquídeas tem várias cores e formatos, sendo muito coloridas e lindas para se ter em casa, nos últimos anos essa orquídea se tornou mais comum no Brasil, sendo possível encontra-la e cultiva-la com grande facilidade ai em sua casa!

Vanda Pachara Delight uma orquídea azul. Foto própria.

As orquídeas Vanda em sua maioria são orquídeas epífitas, ou seja, aquelas orquídeas que vivem apoiadas nas árvores, elas têm um cultivo muito diferente das orquídeas e das outras plantas que estamos acostumados, o cultivo das Vandas apesar de ser diferente é muito simples, e aqui no nosso artigo você irá aprender como cuidar da orquídea Vanda, de forma simples e com certeza de sucesso.

Vegetal de orquídea Vanda . Foto própria.
Vanda Bajong Sky Blue uma variedade de orquídea azul. Foto própria.

As Vandas tem o vegetal muito bonito e diferente, ela pode crescer muito, algumas podem chegar a medir mais de 4 metros, e elas podem viver por muitos anos, algumas orquídeas podem viver mais de 200 anos, portanto não existe um tempo de vida determinado, cuidando direitinho elas podem viver inclusive mais que a gente!

 

Na natureza existem aproximadamente 80 espécies diferentes de orquídea Vanda (espécies são aquelas orquídeas que se encontram da mesma forma no ambiente natural), mas existem muitos cruzamentos dessa orquídea que faz com que as Vandas tenham formatos (os cruzamentos entre as espécies dá origem aos híbridos que na maioria das vezes são feitos por pessoas, portante recebem o nome de “híbridos artificiais”), cores, e tamanhos muito variados e lindos, encantando muitos cultivadores.

 

Uma das espécies mais amadas é a Vanda sanderiana, sendo encontrada na natureza dessa mesma forma, e a partir dessa orquídea foram feitos muitos cruzamentos. Fotos de Vanda sanderiana:
Vanda sanderiana var. froebeliana. Imagem própria.
Vanda sanderiana var. alba. Imagem própria.

Um detalhe que eu não poderia deixar de falar nesse artigo sobre as orquídeas Vanda é a quantidade de flores que essa orquídea pode dar, algumas delas podem dar mais de 10 flores em uma única haste e essas orquídeas também pode florescer mais de 2 vezes ao ano tendo o cultivo certo! 

Em relação ao cultivo você pode ficar tranquilo, porque nesse artigo vamos aprender a maneira correta e o nosso jeitinho de cultivar Vandas aqui em nosso orquidário, e você vai conseguir cuidar dessa maravilhosa orquídea com facilidade em sua casa!

Vanda chantra de nosso cultivo com aproximadamente 11 flores em apenas uma haste!

As Orquídeas Vanda são incríveis, não é mesmo?  Com essas flores coloridas e super exóticas encantas todos os amantes das orquídeas, desde os mais iniciantes até os mais avançados!

Agora que você já conhece um pouquinho sobre essas maravilhosas orquídeas, super diferentes, vamos nos aprofundar um pouco mais na forma como devemos cuidar dessas plantas super exóticas com essas flores extraordinárias!

2- Como cuidar de Orquídea Vanda?

Um dos detalhes principais que você deve saber é que a orquídea Vanda não deve ser plantada com nenhum tipo de substrato ou musgo, nem mesmo o substrato próprio de orquídeas deve ser utilizado para as Vandas, as raízes devem ficar no potinho nuas, somente as raízes mesmo! 

Como ela não pode ser plantada com nenhum tipo de substrato a rega nessa orquídea funciona de forma diferente em relação às outras, uma vez que não existe substrato para segurar a umidade, mas fique tranquilo(a) que eu vou explicar todo o processo de rega detalhadamente nesse artigo, como fazer, quando fazer e muito mais!

Vanda em vaso sem substrato, apenas raízes nuas

2.1- Como molhar orquídea Vanda?

Foto da irrigação automatizada em nosso Vandário. Foto própria

Existem muitos processos para fazer a rega das Vandas, vou mostrar e explicar os processos que eu considero como as melhores formas de molhar sua orquídea vanda e explicar o porquê de alguns métodos não serem tão bons assim para molhar a orquídea Vanda.  

O primeiro método é molhar com mangueira, molhe bem sua orquídea Vanda por inteiro, molhando as raízes, folhas e também as florações, ao contrário de outras orquídeas onde não devemos molhar as florações, nas Vandas molhar as flores é importante para mantê-las hidratadas, fazendo com que as florações durem por mais tempo.

Molhando orquídea Vanda com mangueira. Foto própria

O segundo processo é regar sua orquídea Vanda com o pulverizador, dá um pouco mais de trabalho, porque a quantidade de água que sai é menor em relação a mangueira, mas também é possível molhar suas orquídeas dessa forma, se atente nesse processo para que as raízes fiquem bem molhadas, as Vandas amam água em abundância, portanto mesmo com uma menor quantidade de água saindo do pulverizador, elas devem receber água em abundância.

Molhando orquídea Vanda com pulverizador. Foto própria

Você pode molhar de qualquer uma das formas mas o processo deve ser sempre o mesmo, molhar as folhas, raízes e flores em abundância, até que a água comece a escorrer. Um detalhe legal que observamos para ter certeza de que sua orquídea Vanda foi molhada do jeito certo é a mudança na cor das raízes. Quando as raízes estão sem água elas ficam com cor branca, já quando elas ficam molhadas essa cor muda do branco para um verde mais vivo, vou colocar aqui as fotos de cada uma dessas situações:

Raiz da orquídea Vanda seca. Foto própria

Raiz da mesma orquídea Vanda depois de ser regada. Foto própria

Mas quando devo molhar minha Orquídea Vanda?

Para que a rega seja feita da maneira correta, evitando outros problemas que molhar sua orquídea fora de hora pode trazer, eu indico que a rega seja feita pelo começo da manhã, ou então, quando for necessário molhar até às três horas da tarde (15h), nunca molhe sua orquídea vanda de noite, isso pode atrair insetos, fungos e lesmas, tente molhar sempre antes das 15 horas. O número de vezes que você deve molhar sua Vanda varia de acordo com a região em que você mora e também de acordo com a estação do ano. 

Varias Orquídeas Vanda florindo aqui em nosso orquidário. Foto Própria.

Se você mora em uma região muito quente, ou se as temperaturas em sua cidade estão passando de 30°C é indicado que você molhe pelo ou menos duas vezes ao dia, aqui em nosso orquidário nos períodos de Verão intenso fazemos duas regas, uma por volta das 9h da manhã e outra por volta das 14h da tarde pois as Vandas precisam de muita água para se desenvolver e te presentear com lindas flores.

Quando você for molhar a sua orquídea Vanda molhe bem até que a água comece as escorrer da planta, elas precisam ser bem molhadas, mas não recomendo que você mergulhe sua Vanda em um pote, balde ou tambor com água, pois quando você mergulha as raízes elas podem bater e quebrar. Então, você não deve submergir as raízes de sua orquídea Vanda para regar direitinho, é só molhar bem com a mangueira mesmo, que será suficiente!

Orquídea Vanda bem molhada, no ponto de pingar, logo após a rega. Foto Própria.

2.2- Onde devo cultivar minha Orquídea Vanda?

O ambiente ideal para cultivar a orquídea Vanda precisa ter algumas características simples para que você tenha sucesso ao cuidar da orquídea Vanda. Essas características são:

O ambiente precisa ser claro e iluminado, mas nunca pode pegar o sol direto, se por um acaso o ambiente onde você deseja cultivar sua Vanda pegar sol direto, mesmo que seja por um período curto, ou então apenas o sol da manhã ou do fim da tarde recomendamos que você faça a cobertura desse local com sombrite, evitando assim qualquer risco da sua orquídea Vanda queimar pela ação direta do Sol. 

Foto de nosso Vandário, ambiente protegido da luz direta do Sol pelo sombrite. 

Durante o calor as orquídeas Vanda se desenvolvem melhor e podem florir mais em relação a época de frio. Ao mesmo tempo que as Vandas não gostam do local que tem Sol pleno elas gostam muito de calor, até porque o local que elas são nativas é quente durante todo o ano, por ser um ambiente próximo a linha do Equador.

Mas se moro em um local que faz muito frio eu posso cultivar as orquídeas Vanda?

Pode sim, se atente nos dias mais frios a fornecer um abrigo para as Vandas, pode ser debaixo de um telhado ou protegendo o local que você cultiva com plástico para estufa, assim você garante que as folhas não peguem geada e se mantenham saudáveis mesmo no inverno. Essa ambiente precisa ser mais abafado sem rajadas de vento, em excesso pode desidratar sua orquídea, se as raízes de sua Vanda estão ficando secas e enrugadas, as folhas estão secando e caindo você deve verificar se o local onde ela está venta, pois esses são sinais da desidratação das orquídeas Vanda. Então se a sua estiver com um desses sintomas se atente ao vento e a frequência da rega

Foto de nosso Vandário, ambiente protegido do vento em excesso e da geada pelo plástico de estufa, que fica junto com o sombrite na parte de cima e ao lado do vandário.

Dica Extra: Vai viajar e não conseguiu ninguém para molhar sua orquídea Vanda? 

Utilize a técnica da garrafa pet com um furinho para que a água seja liberada no tempo em que você estiver fora, basta fazer um furo pequenininho na tampa de uma garrafa PET e enchê-la de água, ela ficará gotejando pelo período que estiver fora:

Acesse nosso Canal do YouTube

2.3- Como adubar Orquídea Vanda?

A adubação que recomendamos na orquídea Vanda é com o adubo floração, também conhecido como adubo Peters, é um adubo azul importado do Canadá e tem diversas propriedades que o tornam um dos melhores adubos para as Vandas. Esse é um adubo mineral NPK de formulação 9-45-15, NPK é a sigla para os nutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio, respectivamente, e os números são referentes a concentração de cada um desses macronutrientes na formulação do adubo. 

Mas o adubo Peters não possui apenas esses nutrientes, ele também é rico em micronutrientes tão necessários para o desenvolvimento das orquídeas. Como Magnésio(Mg), Boro(B), Cobre(Cu), Ferro(Fe), Manganês(Mn), Molibdênio(Mo) e Zinco(Zn), essa união entre macro e micronutrientes na quantidade correta faz com que o adubo Peters seja um dos mais recomendados na nutrição das orquídeas!

Foto do adubo floração (Peters 9-45-15) utilizado na adubação de orquídeas e essencial para a nutrição das nossas queridas orquídeas Vanda. Vamos ter esse produto disponível em nossa loja, caso você deseje adquirir é só clicar aqui ou na foto anterior. Temos também a embalagem menor, para acessar a embalagem pequena clique aqui.

A aplicação desse adubo para as orquídeas Vanda deve ser feita uma vez na semana, por ser um adubo foliar deve ser diluído em água e depois aplicado na planta. Segue o simples passo a passo de como adubar orquídea Vanda: A primeiro passo é diluir o adubo na proporção de 1-2g por litro de água, a medida é uma colher de café ou uma colherzinha de sorveteria, como essa que já vai no adubo que a gente comercializa em nosso orquidário:

As fotos acima mostram a diluição da medida de Peters em um litro de água.

Depois de misturar bem é só pulverizar essa solução de água e adubo nas folhas, e raízes de sua planta, caso sua orquídea Vanda esteja com flores, evite aplicar o adubo nas flores, uma vez que essa aplicação pode diminuir o tempo que as florações irão durar, mas mesmo assim você deve realizar a aplicação do adubo azul em sua orquídea Vanda, mantendo a constância na adubação sua orquídea ficará bem nutrida e com certeza irá te presentear com maravilhosas flores!

Pulverização do adubo em orquídea Vanda.

Então é só aplicar o produto até escorrer e pronto, sua orquídea Vanda está adubada por essa semana, retorne na próxima semana para adubar novamente! A adubação é indispensável para ter orquídeas floridas e vegetais saudáveis de qualidade em sua casa, por isso jamais deixe de adubar sua orquídea, principalmente sua orquídea Vanda.

Como as Vandas não possuem substrato é fundamental que você realize o processo de adubação semanalmente, assim você garante que sua planta fique bem nutrida e pronta para te dar maravilhosas florações! Para garantir a qualidade do seu adubo guarde em um local seco e arejado sem a luz do sol direta para que ele se conserve e mantenha seus nutrientes intactos. As Vandas são orquídeas exóticas maravilhosas e que florescem muito, e o que está faltando para você ter uma maravilha dessas em seu cultivo? Acesse nossa ala de Vandas clicando aqui!

Conclusão:

Em conclusão, ao longo deste artigo, exploramos detalhadamente o cultivo das orquídeas Vanda, uma espécie encantadora que requer cuidados específicos para florescer em todo o seu esplendor. Um dos principais aspectos abordados foi o plantio das orquídeas Vanda, que deve ser realizado de forma peculiar, sem substrato e com raízes nuas. Essa técnica permite que as raízes tenham acesso direto ao ar e nutrientes, expondo-as aos elementos necessários para o seu crescimento saudável. Portanto, antes de realizar o plantio das orquídeas Vanda, é importante garantir que as raízes estejam completamente secas e saudáveis para dar início ao processo adequado.

Além disso, destacamos a importância da rega diária para esse tipo de orquídea. Por possuir raízes nuas e expostas, as Vandas são extremamente sensíveis à umidade, exigindo um ambiente úmido para crescer e florescer. A água deve ser aplicada diretamente nas raízes,  permitindo que elas absorvam a umidade necessária para nutrição da planta. É fundamental manter um equilíbrio entre a umidade e a ventilação, evitando o acúmulo excessivo de água nas raízes. Outro ponto abordado foi a adubação das orquídeas Vanda.  

Recomendamos o uso do adubo Peters 9-45-15, que fornece os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da planta. É importante seguir as instruções de uso indicadas pelo na embalagem, aplicando o adubo diluído de forma adequada e em intervalos regulares. A adubação correta auxilia no crescimento das orquídeas Vanda, resultando em florações exuberantes e duradouras.

É válido ressaltar que, ao cultivar orquídeas Vanda, é essencial prestar atenção a outros fatores importantes, como a iluminação adequada, a temperatura controlada e a ventilação adequada. Cada detalhe influencia diretamente na saúde e no desenvolvimento destas belas flores. Portanto, dedicar tempo e atenção a cada cuidado é fundamental para o sucesso no cultivo.

Em suma, o cultivo das orquídeas Vanda requer paciência, conhecimento e dedicação. O plantio com raízes nuas, a rega diária e a adubação adequada são aspectos essenciais para garantir o florescimento exuberante dessa espécie encantadora. Ao seguir todas as orientações abordadas neste artigo, você estará proporcionando um ambiente propício para o crescimento saudável das orquídeas Vanda, desfrutando assim da beleza única que essas plantas têm a oferecer.

Garanta mudinhas de Vanda com a gente!

Agora você pode garantir suas mudinhas de vanda diretamente em nosso orquidário com seguro viagem, garanta agora mesmo clicando na imagem abaixo!

Compartilhe com os amigos:

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Email

Veja também:

Cultivo de Orquídeas

Orquídea Phalaenopsis

Tudo Sobre a Orquídea Phalaenopsis, a queridinha de todos os amantes das orquídeas! A Phalaenopsis, também conhecida como orquídea borboleta, é uma das espécies mais

Continuar a Ler >>
Não há mais postagens para mostrar

8 comentários

Deixe um comentário